Coloque as top músicas deste artista
no seu site. Saiba como ›

Discografia

Ver todos

Volta pra Curtir - Ao Vivo
Álbum
Volta pra Curtir - Ao Vivo
Ano
2001
Gravadora
BMG Brasil

Ouvir

0

Biografia

Luiz Gonzaga foi um compositor e cantor brasileiro, também chamado de O Rei do Baião. Gonzagão, como também foi conhecido, era um músico muito influente por suas belas composições e seu estilo tipicamente brasileiro. Entre seus eternos sucessos estão 'Baião', 'Asa Branca', 'Siridó' e 'Baião de Dois'. Nascido em 8 de setembro de 1912 em Exu, Pernambuco, Luiz faleceu de uma parada cardiorrespiratória em 1989. Luiz Gonzaga foi uma das ... Leia mais


    Mais informações

    Gonzagão, como também era chamado Luiz Gonzaga, começou sua carreira musical ainda criança. Filho de um sanfoneiro, o artista começou a mostrar interesse pela música, em especial pela sanfona, ainda bem jovem, quando arriscava pegar a sanfona do pai para tocar. Assim, aos 8 anos já tocava em festas e forrós da região, ajudando o pai nas suas apresentações.
    O artista também possui uma ligação com o Rio de Janeiro, onde chegou após servir o Exército e acabou se firmando na década de 40, tocando em bares e outros estabelecimentos, basicamente as músicas de sua região, além de boleros, valsas e tangos. Nesta época, Luiz comprou uma sanfona nova e passou a correr atrás de seu espaço, principalmente entre os imigrantes nordestinos na cidade do Rio.
    O filho de Luiz Gonzaga, com nome Luiz Gonzaga Jr., ou Gonzaguinha, também foi um grande nome da MPB. Gonzaga e Gonzaga Jr., porém, não eram muito próximos, já que desde que o filho era pequeno Luiz o evitava por achar que se tornaria um malandro. Gonzaguinha se tornou músico como o pai, e os dois só foram se tornar amigos em 1979, quando viajaram juntos pelo Brasil tocando e compondo.